quinta-feira, 12 de julho de 2012

Colóides. O quê... ???



O fenômeno de espalhamento de luz é muito importante para o estudo de sistemas coloidais. Portanto, as teorias de espalhamento de luz devem ser conhecidas por quem deseja aprofundar a Química de Colóides.
Os sistemas coloidais mais conhecidos sejam a fumaça, o leite, a neblina, a água turva dos rios, a clara em neve da cozinheira e os diversos tipos de espumas.
Todos estes sistemas têm em comum o espalhamento de luz que ocorrem devido a, pelo menos, uma das dimensões geométricas do sistema. 
É o conhecimento da Química de Colóides que permite, por exemplo, tratar a turbidez de uma piscina ou da água captada do rio consumo humano.
O espalhamento de luz depende do ângulo entre o detector, o centro espalhador (moléculas ou partículas coloidais) e a fonte de luz. Além disso, os comprimentos de onda menores são mais espalhados que os maiores. 
Portanto, o azul do céu durante o dia e o alaranjado ao nascer e ao por do sol são resultantes do mesmo fenômeno de espalhamento diferencial da luz solar. O que muda é a posição relativa do sol, portanto o ângulo que este forma com os centros espalhadores e os observadores humanos.
A beleza poética de um pôr do sol é ampliada com a presença de poluentes atmosféricos como poeira em suspensão e pela fumaça de queimadas, caieiras ou veículos automotores. Isto ocorre porque o espalhamento se intensifica com a presença de partículas coloidais suspensas no ar.
Mas será se existe uma beleza politicamente correta?
Respondam os artistas!
A medida de intensidade de espalhamento de uma partícula coloidal no ângulo de 45°deve ser a mesma do ângulo de 135° se a partícula for perfeitamente esférica. Portanto, é
possível ter informações sobre a forma da partícula pela medida de espalhamento do espalhamento nestes dois ângulos. Há também medidas de espalhamento dinâmico de luz, que exigem equipamentos apropriados, mas possibilitam a obtenção do coeficiente de difusão e do tamanho das partículas coloidais.
As proteínas são moléculas poliméricas gigantes que têm uma das suas dimensões dentro da faixa coloidal. Portanto, as proteínas, formam soluções de aspecto turvo devido ao
espalhamento de luz. Esta característica também comum a outras soluções poliméricas pode ser usada para determinar as massas molares dos polímeros, naturais e sintéticos, através de medidas de espalhamento de luz.
No estudo de Química de Colóides é indispensável o estudo sobre espalhamento de radiação eletromagnética. Além disso, outras áreas da Química também se interessam por espalhamento de luz para a caracterização química dos seus sistemas como é o caso de espalhamento Raman, espalhamento de raios-X e, se não formos muito rígidos na separação de onda e partículas, o espalhamento de elétrons e nêutrons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário